sábado, 19 de fevereiro de 2011

Trilogia Millenium - Stieg Larsson

Adoro ser surpreendida por um livro! E foi isso que aconteceu quando descobri Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
Pelo título, que soava um tanto suspeito para mim, eu quase descartei a dica recebida (até então, nunca tinha ouvido falar dele). Só não o fiz porque ela veio de uma pessoa cujo gosto literário eu respeito.
Assim, resolvi experimentar. E fui absolutamente seduzida pela história.
Iniciei a leitura um pouco antes de dormir, e segui direto, sem interrupção, até a página 115. Só parei porque estava consumida pelo sono. Devorei as suas 528 páginas em quatro dias, e depois dele, não parei mais.
Na sequência li A Menina que Brincava com Fogo e A Rainha do Castelo de Ar, obras que completam a Trilogia Millenium, do sueco Stieg Larsson.
Os protagonistas dos três livros são o jornalista Mikael Blomkvist e a genial hacker Lisbeth Salander (uma heroína completamente diferente de qualquer outra). Juntos eles vivem uma trama fantástica cheia de suspense e reviravoltas.
Essa trilogia é uma daquelas leituras que a gente simplesmente não consegue largar. E garanto que essa é a opinião de todas as pessoas que eu conheço.
Uma pena que vamos ter que nos contentar apenas com essas três histórias, já que Stieg Larsson morreu, subitamente, em 2004, antes de seus livros tornarem-se o sucesso que são hoje.
Flá, muito obrigada pela dica! Quando puder, mande mais.
O que se fala por aí sobre a Trilogia Millenium...
OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES: "Uma história de arrasar. Acima de tudo, a heroína é esplendidamente original. Um livro extraordinário." Literacy Review

Você pode ler mais

Hoje tive uma grata surpresa no trânsito (coisa quase impossível em se tratanto de São Paulo). Vi no carro da frente um simpático adesivo onde lia-se: "Você pode ler mais". Para falar a verdade, até tomei um susto quando vi, já que estava em devaneios, pensando justamente em como faz falta em nosso país uma campanha que estimule o hábito da leitura.
Fiquei feliz em ver que tem mais gente levantando a bandeira do estímulo ao hábito da leitura (nesse caso específico, a Susano Papel e Celulose). Que outras ações como essa se repitam por aí!