domingo, 13 de março de 2011

O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Há muitos anos, e mais frequentemente ultimamente, me faço uma específica pergunta: o que faz com que algumas coisas dêem certo e virem febre enquanto outras simplesmente definham até morrer? Por que, por exemplo, um restaurante ou bar é o maior sucesso enquanto outro, muito parecido e localizado quase ao lado do primeiro, simplesmente não emplaca? Já me vi, inúmeras vezes, sentadas justamente na mesa de um restaurante ou bar com essa pergunta em mente.

O Otávio sempre insistiu que essa é uma questão simples e lógica (vindo de um engenheiro, é claro, essa resposta não me surpreende). Para ele, um restaurante dá certo porque tem um bom serviço, possui um ambiente agradável, fornece uma ótima comida por um preço justo (ou por um preço absurdo que atribua valor ao produto), faz uma divulgação adequada e está localizado num área que condiz como seu perfil e atrai um fluxo interessante de pessoas.

Claro que eu tinha que concordar com ele, pois isso realmente parecia lógico. Mas, para mim, sempre faltava alguma coisa. Eu sempre achava que deveria ter um “algo mais”, alguma coisa subjetiva e quase incosciente, que separava os meros sobreviventes daquilo que viraria moda (afinal, se não, seria muito fácil seguir a cartilha e lançar idéias, produtos, serviços, negócios e atitutes que se tornariam sucesso absoluto de uma hora para a outra).

O livro O Ponto da Virada, veio justamente trazer um pouco de luz para esta questão. Uma ótima indicação da minha querida amiga Siba, ele fala justamente sobre os aspectos que fazem com que algo atinja o ponto da virada e se torne uma epidemia social (ou seja, com que uma idéia seja “comprada” por um grande número de pessoas e que essa compra não seja momentânea, mas perene). Para o autor, a idéia do “ponto da virada” é justamente o momento em que pequenas mudanças entram em ebulição, fazendo com que uma tendência ou um comportamento dê uma guinada e se alastre. Ou se acabe.

No livro, ele apresenta em detalhes as três regras que levam uma idéia ou um negócio ao tão esperado ponto da virada: a regra dos eleitos, o fator de fixação e o poder do contexto.

Malcom Gladwell apresenta os conceitos que criam o ponto da virada através de casos reais interessantíssimos, como o da retomada da segurança no metrô de NY e da consequente diminuição da criminalidade em toda a cidade (aque se encaixa a teoria da janela quebrada, que descobri nesse livro e que passou a fazer todo o sentido para mim).

O Ponto da Virada me parece uma leitura interessante para todo o tipo de pessoa que é curiosa e tenta entender como funciona a dinâmica do universo no que diz respeito ao sucesso e insucesso de coisas e idéias. Ele é, ainda, particularmente útil para quem tem seu próprio negócio, pensa em criar um ou pretende difundir um idéia

O mesmo autor também escreveu Fora de Série (está na minha lista de próximas leituras) e Blink (que já li, adorei, confirmou algumas de minhas suposições e será em breve comentado nesse blog).

Informações técnicas sobre O Ponto da Virada:

Editora: Sextante

Autor: MALCOLM GLADWELL

Ano: 2009

Número de páginas: 288

O Ponto da Virada é “uma análise refinada das epidemias sociais, quer se trate de tendëncias da moda, de doenças ou de padróes de comportamento, como a prática de crimes.” – USA Today