sexta-feira, 4 de março de 2011

Feeds RSS

Eu já tinha ouvido falar de RSS e feeds RSS algumas vezes, mas devo confessar que nunca tinha prestado muita atenção nisso. Via o simbolozinho laranja nos sites e blogs mas não dava muita bola (o coitado sumia ao lado dos famosos e populares "Fs" e "ts").
Mas eis que, ontem, deparei-me com a revista Info Exame de fevereiro, e na matéria de capa, sobre o Facebook, eles citam, justamente, essa sopa de letrinhas.
Quando entendi do que se tratava, simplesmente ADOREI o negócio (aqueles que são mais tecnológicos e antenados que eu, por favor, perdoem a minha ignorância, mas antes tarde do que nunca, né minha gente!).
Como essa tecnologia de nome estranho (Really Simple Syndication - RSS) revolucionou a forma que eu faço minhas leituras online (conteúdos de blogs e sites), achei super válido dividir essa dica com vocês. Se um nerd estivesse fazendo isso, com certeza, seria mais fácil, mas vou tentar (algum nerd me corrija, se eu falar alguma asneira).
O RSS ou feeds RSS é um código (XML) que a maioria dos blogs e sites possuem (sites que atualizam conteúdo frequentemente, como sites de notícias). Clicando no símbolo de RSS dos sites, você obtém o código RSS dele (esse código aparecerá na página exibida). Tendo o RSS do site ou blog, você o insere num site agregador (1. é muito simples, só usar CTRL C + CTRL V; 2. eu uso o site agregador o www.bloglines.com). Esse site agregador irá baixar, automaticamente e numa página única, o conteúdo de todos os sites que você tiver fornecido o feed RSS. Eu achei ótimo pq está ajudando a organizar o volume de informações que eu acesso diariamente. Em vez de entrar em 10 sites diferentes, eu entro em um só e as notícias e posts estão todas organizadas lá (no momento que a notícia é disponibilizada ela também entra no site agregador. É real time.).
Achei isso uma forma super prática de organizar minhas leituras online e de economizar meu precioso tempo. :o)
Experimente. É rapidinho de criar a sua conta no agregador e depois inserir os RSS dos seus sites e blogs favoritos.
Alguns sites agregadores de feeds: