domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pequena Abelha - Chris Cleave

Comecei a ler Pequena Abelha por amor à primeira vista. Num bate papo com uma amiga, perguntei se ela tinha alguma sugestão de leitura, e ela respondeu no ato: "O livro que estou lendo agora". Quando perguntei do que se tratava, ela disse, "não posso falar", me entregou em mãos o Pequena Abelha e comentou:
- No máximo, posso deixá-la ler a contra-capa!
Lá encontrei: "Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola".
E, realmente, é encanto da primeira à última página (neste livro tive que deixar de lado a minha crença de que todos os livros começam na página 80, como já comentei antes).
O autor, para minha surpresa, é um homem. Quando comecei a ler Pequena Abelha, tinha certeza de que se tratava de uma mulher, pois ele conseguia traduzir tão bem os sentimentos e impressões das duas principais personagens que para mim era impossível a história ter sido criada por alguém que não viva as alegrias e agruras do universo feminino.
Chris Cleave estudou psicologia em Oxford e é colunista do The Guardian. O que já conta vários pontos a favor. Mas é justamente sua narrativa que nos arrebata.
O livro começa assim: "Às vezes eu penso que gostaria de ser uma moeda de libra esterlina em vez de uma menina africana. Todo mundo ficaria satisfeito ao me ver. Talvez eu fosse à sua casa no fim de semana e então, de repente, como sou incostante, eu iria visitar o homem da loja da esquina - mas você não ficaria triste, porque estaria comendo um pãozinho doce com canela ou tomando uma lata de Coca-Cola gelada, e nunca mais pensaria em mim. Seríamos felizes, como amantes que se encontram num feriado e depois esquecem os nomes um do outro."
Pronto. Isso é o máximo que posso revelar.
O livro é curtinho, só 270 páginas. Mas elas são belamente escritas e você não terá vontade de largar até terminá-lo.
Quem quiser encarar a leitura em inglês, o livro está disponível para free download no site Onread: http://www.onread.com/reader/191278
Ângela, obrigada pela maravilhosa dica. Cheguei de viagem e fui direto comprá-lo. Iniciei a leitura no dia seguinte e encerrei 48h depois.
Juliana, obrigada por me informar da versão on-line do livro. Eu não conhecia esse site. É ótimo.
O que se fala por aí sobre Pequena Abelha...
"Uma obra de arte: perturbadora, excitante e muito comovente." The Independent
"Uma história arrebatadora." The New York Times
"Ambicioso e arrojado." The Guardian
"Impressionante." People
"Vai extasiar você." The Washington Post
"Belamente escrito." The Sunday Tribune