sexta-feira, 27 de maio de 2011

Gostar de ler torna a vida das pessoas mais fácil

Nem todas as pessoas gostam de ler. Isso é absolutamente normal. Eu não gosto de esportes em equipe. Conheço gente, e não é uma única pessoa, que não gosta de viajar. Tem gosto para tudo nesse mundo. Mas aqueles que encontram um verdadeiro e genuíno prazer na leitura são pessoas para as quais a vida se apresenta mais leve. Quer ver por que?

Eu amo ler. Minhas bolsas são sempre grandes o suficiente para carregar um livro. Tem gente que não sai de casa sem brinco, sem baton, sem perfume. Eu não saio sem filtro solar e um bom livro. Isso me traz algumas vantagens:

Para mim não tem tempo ruim - Literal e conotativamente. Se tenho que esperar por horas por alguém, saco meu livro e até torço para o tempo parar. Se vou para a praia e chove, eu não fico me lamentando. Eu aproveito o programa tanto quanto em um dia de sol a pino.

Eu economizo tempo - O hábito da leitura me fez ler mais rápido. Hoje minha leitura deve ser uns 20% ou 30% mais veloz que a da média das pessoas. Sendo assim, sobra mais tempo livre para fazer outras coisas que também me dão prazer (isso se aplica às minhas leituras da pós, que nem sempre são o meu programa favorito do final de semana).

Dificilmente fico sem assunto - Tudo bem, talvez nem todo mundo ache isso bom, mas para mim é super conveniente. De 12 a 90 anos, acho que consigo engrenar uma conversa razoável com qualquer pessoa.

Dificilmente sofro de solidão – Acabei de casar, mas, infelizmente, meu marido trabalha e viaja mais do que eu gostaria. Quando ele não está por perto, eu tampouco estou sozinha. Sempre tem um bando de gente rondando meus pensamentos e me fazendo companhia. Muitas vezes, eu também viajo, só que sem sair de casa. Ontem, por exemplo, eu estive no Irã.

Minhas pequenas indulgências são absolutamente acessíveis – Posso encontrar a uma boa leitura até de graça, se eu quiser. Não preciso gastar centenas de reais comprando algo bem caro para me sentir presenteada, basta um bom livro, com uma capa bem linda e com cheiro de novinho (Nisso, a leitura também facilita a vida dos meus amigos).

Poderia ficar discorrendo por horas sobre como o gosto pela leitura deixa a vida da gente mais simples, mas vou ficar, por aqui.

A boa notícia é que ninguém nasce apaixonado por livros. Nem eu mesma era uma leitora assídua até alguns anos atrás. Ler, assim como praticar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, é questão de hábito. A gente começa sabendo que tem que fazer, depois se acostuma àquilo, quando percebe, já não consegue imaginar a própria vida sendo levada de uma forma diferente.