sábado, 18 de junho de 2011

Três ótimos livros de Irvin D. Yalom

Quem nunca ouviu falar de Quando Nietzsche Chorou? Foi um best seller que quase metade da população adepta à leitura devorou. Comigo não foi diferente. Rendi-me à fictícia e altamente criativa história sobre o surgimento da psicanálise na Viena do século XIX.
Mas eu não comecei a ler Yalom por causa desse livro. E nem esta foi a obra dele que mais me encantou. Eu conheci Yalom lendo A Cura de Schopenhauer e caí de amores por ele quando li Mentiras no Divã. As obras de Yalom tem sempre como foco central a psicologia. O que não poderia ser diferente, já que Yalom é um renomado psicoterapeuta há mais de 50 anos.
Abaixo uma breve descrição de três livros de Yalom que eu super indico:

Quando Nietzsche Chorou (2004 / 407 páginas) - Uma obra inteligente e envolvente que fala sobre o início da psicoterapia. Traz personagens fictícios (Dr. Breuer) e reais (Freud e Nietzsche),mas que historicamente nunca se encontraram de fato. A construção dos diálogos e do perfil dos personagens é feita em cima de uma cuidadosa e detalhada pesquisa e a obra traz, ainda, trechos de correspondências reais. De tão bom que é o livro, a gente termina torcendo para que a história tivesse acontecido exatamente da forma como é contada. (Saiba mais em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/63583)

A Cura de Schopenhauer (2006 / 336 páginas) - Um médico psicoterapeuta descobre que está com câncer e que morrerá em pouco tempo. Inicia então um processo de revisão de sua existência em que revê sua trajetória profissional. Neste busca pelo entendimento de algumas questões, depara-se com o caso de um paciente cujo problema ele não conseguiu curar. A obra aproxima temas aparentemente distantes como a filosofia (principalmente a filosofia pessimista de Schopenhauer) e a terapia de grupo. A obra segue a mesma fórmula que mistura realidade e ficção encontrada em “Quando Nietzsche Chorou”.

Mentiras no Divã (2006 / 404 páginas) - Na minha opinião, o melhor dos três. Conta uma história intrigante sobre a moralidade das terapias e a complexidade das emoções humanas através do relacionamento de três terapeutas com seus pacientes. Aborda questões como má conduta sexual, ambição, cobiça e vício entre outros temas que despertam a nossa curiosidade e interesse até a última página.

Obs.: Do mesmo autor também li Os Desafios da Terapia e Mamãe e Sentido da Vida, mas essas obras eu não indico. Yalom ainda lançou De Frente para o Sol, Vou Chamar a Polícia e O Carrasco do Amor. Esses três últimos eu não li.