domingo, 20 de fevereiro de 2011

Pequena Abelha - Chris Cleave

Comecei a ler Pequena Abelha por amor à primeira vista. Num bate papo com uma amiga, perguntei se ela tinha alguma sugestão de leitura, e ela respondeu no ato: "O livro que estou lendo agora". Quando perguntei do que se tratava, ela disse, "não posso falar", me entregou em mãos o Pequena Abelha e comentou:
- No máximo, posso deixá-la ler a contra-capa!
Lá encontrei: "Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola".
E, realmente, é encanto da primeira à última página (neste livro tive que deixar de lado a minha crença de que todos os livros começam na página 80, como já comentei antes).
O autor, para minha surpresa, é um homem. Quando comecei a ler Pequena Abelha, tinha certeza de que se tratava de uma mulher, pois ele conseguia traduzir tão bem os sentimentos e impressões das duas principais personagens que para mim era impossível a história ter sido criada por alguém que não viva as alegrias e agruras do universo feminino.
Chris Cleave estudou psicologia em Oxford e é colunista do The Guardian. O que já conta vários pontos a favor. Mas é justamente sua narrativa que nos arrebata.
O livro começa assim: "Às vezes eu penso que gostaria de ser uma moeda de libra esterlina em vez de uma menina africana. Todo mundo ficaria satisfeito ao me ver. Talvez eu fosse à sua casa no fim de semana e então, de repente, como sou incostante, eu iria visitar o homem da loja da esquina - mas você não ficaria triste, porque estaria comendo um pãozinho doce com canela ou tomando uma lata de Coca-Cola gelada, e nunca mais pensaria em mim. Seríamos felizes, como amantes que se encontram num feriado e depois esquecem os nomes um do outro."
Pronto. Isso é o máximo que posso revelar.
O livro é curtinho, só 270 páginas. Mas elas são belamente escritas e você não terá vontade de largar até terminá-lo.
Quem quiser encarar a leitura em inglês, o livro está disponível para free download no site Onread: http://www.onread.com/reader/191278
Ângela, obrigada pela maravilhosa dica. Cheguei de viagem e fui direto comprá-lo. Iniciei a leitura no dia seguinte e encerrei 48h depois.
Juliana, obrigada por me informar da versão on-line do livro. Eu não conhecia esse site. É ótimo.
O que se fala por aí sobre Pequena Abelha...
"Uma obra de arte: perturbadora, excitante e muito comovente." The Independent
"Uma história arrebatadora." The New York Times
"Ambicioso e arrojado." The Guardian
"Impressionante." People
"Vai extasiar você." The Washington Post
"Belamente escrito." The Sunday Tribune

6 comentários:

  1. Livro bem legal, prende bem a atenção, porem é aquele livro que no final vc diz: Eita desgraceira!!!" rs...
    Achei o final meio atropelado e quando li que umas das dificuldades do altor é a responsabilidade, imaginei que o fim foi um problema, mas de qualquer forma gostei.
    Não leria de novo, como faço com vários preferidos. bjs Juliana M.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, me mande umas dicas de livro. Se eu tiver lido, posto comentários. Se não, vou atrás.
    Adoro saber o que as pessoas estão lendo. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Shirley, bom, vc me conhece, amo romances... então meu livro água com açucar é a Mulher do Viajante do Tempo. Muito diferente do filminho Hollywood. Gostei bastante. Agora estou lendo Mundo Pós aniversário, O Clube do Biscoito e meu próximo é Desculpe se te Chamo Amor... vamos ver!! ;D
    Estou adorando seu blog!

    ResponderExcluir
  4. A Mulher do Viajante do Tempo (The Time Traveller`s Wife) era uma febre quando eu estava nos Estados Unidos. Fiquei louca para lê-lo, mas não deu tempo. Voltei.
    Vai entrar para a listinha dos próximos livros a serem lidos aqui. Junto com os demais que você me indicou.
    Estou adorando! A lista só cresce.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Shi. Terminei de ler Pequena Abelha hoje. Achei ok. Várias passagens me pareceram muito novela mexicana, cheias de clichês e moralismos. Me passou a sensação de que o autor estava escrevendo tendo em mente uma adaptação para o cinema. A narrativa fluiu fácil, várias passagens são bem emocionantes e engraçadas, mas em geral, achei apenas mais ou menos.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, realmente, esse livro gerou as mais diversas opiniões. Você não é o primeiro que não gosta. Se for olhar os comentários aí de cima, inclusive, perceberá isso. Mas adorei seus comentários. Muito bons! Comente sempre os livros que tiver lido. Se quiser me mandar a resenha de algum que você curtir muito, sinta-se à vontade. VOU AMAR! Bjs

    ResponderExcluir