segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Trem Bala – Martha Medeiros

Nos meus anos de faculdade, entre 96 e 99 fui uma grande fã da autora gaúcha Martha Medeiros. Acompanhava suas crônicas, a grande maioria sobre relacionamentos, no site Almas Gêmeas. Chegava a imprimir e guardar os textos que mais gostava (os tenho até hoje).

Agora, há alguns dias, me vi “perdida” em uma estação rodoviária do RS sem um bom livro para ler. Corri para a banca e fui ver quais opções literárias me restavam. Claro que não muita coisa. Mas foi aí que resolvi voltar à Martha e passei a mão no livro Trem Bala, que reune as principais crônicas escritas em 98 e 99, justamente o período em que eu era sua grande fã.

Mas o gostinho não foi mais o mesmo. E devo confessar que eu já esperava por isso. O livro foi uma boa companhia para uma viagem enrolada (acidente na estrada me fez perder 1h20min a mais que o previsto), mas fiz aquele tipo de leitura seletiva, sem me envolver muito com os textos.

Achei Trem Bala um livro com crônicas pouco encantadoras, pouco atraentes e que quase não me  tocaram. Até mesmo as que eu havia impresso e guardado agora pareceram bastante “rasas”, um tanto adolescentes.

Essa experiência me fez pensar no quanto mudou a nossa cultura literária nos últios 10 ou 15 anos. Antes, para termos acesso à leitura de crônicas tínhamos que recorrer a livros, jornais ou, na melhor das hipóteses (e claro, única e exclusivamente em se tratando de grandes escritores) a alguns poucos websites. 
Hoje, temos milhares de autores explêndidos e anônimos que nos cativam muito mais que Marthas ou Veríssimos e que estão absolutamente acessíveis através de seus blogs e páginas pessoais.

Eu, particularmente, estou satisfeitíssima com essa mudança. Adoro descobrir blogs escritos por pessoas cujo nome nunca ouvi falar, mas que parecem me conhecer a fundo, viajar dentro da minha cabeça e ver o mundo sob o mesmo prisma que eu (ou de um completamente diferente, mas com uma visão inteligente e perspicaz).

Toda vez que eu encontro um bom blog, com textos inspiradores, nasce para mim um novo bom autor. E os veteranos que me perdoem, mas essa galerinha desconhecida tem colocado muito Trem Bala no chinelo!

Minha dica é não investir os seus suadinhos reais no livro Trem Bala. Invista algumas horinhas para navegar pela internet e encontre blogs de autores criativos que está valendo bem mais à pena.

Editora: L&PM
Ano: 2006
Número de páginas: 247

Se preferir conferir com seus próprios olhos, leia algumas crônicas do livro Trem Bala em ...

2 comentários:

  1. Eh, Shi... eu tb ja curti mais a Martha e o Verissimo. Agora, tenho me identificado mais com blogs, como o teu, o da Ingrid e o do Carpinejar... tendo dicas, passe p mim. bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom, eu a descobri "recentemente", já tem uns 2 anos então o gosto para mim ainda está delicioso :)
    Beijos

    ResponderExcluir